NOTÍCIAS

31-AGO-2017

Em Cedro, Lula fala dos avanços no nordeste e elogia prefeito Dr. Nilson Diniz: "Homem de muito caráter e decente"

#Prefeito 31 DE AGOSTO DE 2017
Na viagem que faz aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, foi a vez de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegar ao Ceará. Nesta terça-feira (29/8), esteve em Quixadá onde realizou ato e destacou avanços sociais no município. No percurso para a região do Cariri, o ex-presidente fez uma parada em Cedro, sendo aclamado por uma multidão em frente à antiga estação ferroviária. O prefeito Dr. Nilson Diniz recepcionou o ex-presidente, acompanhado do governador Camilo Santana e do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado, o cedrense De Assis Diniz. Da caravana faziam parte, ainda, deputados, senadores, vereadores. Lideranças comunitárias e população local presentes.



Falando à multidão, Dr. Nilson Diniz destacou a passagem de Lula em Cedro como marco histórico e relembrou as dificuldades de sua primeira administração municipal (1993-1996), quando os agricultores ficavam em último lugar para receber os benefícios das políticas públicas. "Estamos no quinto ano de seca e é por causa das políticas de distribuição de renda dos governos Lula e Dilma que os nordestinos e os cedrenses, em especial, conseguem suportar as adversidades", disse.



O vereador Marcelo Matos (PT) entregou o título de "Cidadão Cedrense" ao ex-presidente. "Nós estamos te homenageando com o título cidadão cedrense mas, na verdade, os homenageados somos nós, por termos você aqui, você que nos permitiu sobreviver dignamente nos momentos difíceis", destacou o parlamentar. O presidente De Assis também ressaltou a importância da passagem do Lula no município. "Na condição de filho de Cedro, esta cidade que nos ensinou tudo se orgulha de tê-lo conosco".



Em seguida, o governador Camilo Santana sublinhou as incertezas da economia, que afetam a vida dos brasileiros, tratando ainda a seca que assola população cearense e as acusações sofridas pelo ex-presidente. "Lula resolveu percorrer o Brasil inteiro para mostrar o que é a verdade. Ninguém mais do que ele conhece a realidade do povo, povo pobre. E resolveu começar pelo Nordeste porque nós sabemos a transformação promovida pelo governo Lula. Antes dele, só filho de rico tinha oportunidade de ir a uma faculdade. Depois do Lula, filho de pobre faz curso de medicina, tem diploma na faculdade de Direito", pontuou Camilo, citando ainda os diversos avanços nas área social.



Em seu discurso, o ex-presidente falou do cansaço e do atraso devidos às paradas imprevistas no trajeto aos locais determinados pelo Instituto Lula. "A gente não poderia deixar de parar pra conversar com vocês. Talvez seja eu a figura pública que mais tem andado pelo Brasil". Referiu-se à receptividade do povo Cearense e, emocionado, colocou a paixão pelo futebol no meio da conversa. "Eu nunca tinha recebido carinho como esse que o povo do Ceará está me dando. Se eu não fosse corintiano e não tivesse o coração forte, já teria morrido de emoção, tanto é o afeto que vocês têm demonstrado pra mim".



Ataques dos adversários

Falando ainda ao povo de Cedro, Lula lamentou as acusações que tem sofrido diariamente pelos adversários. "Todo santo dia, na televisão, nos jornais e no rádio, eles tentam me destruir, destruir um legado de conquistas para o país, nos 12 anos da Dilma e do Lula". Explicou o motivo das viagens pelo país, iniciadas pelo Nordeste. "Duvido que meus adversários tenham coragem de fazer o que estou fazendo. Quero que eles venham ao Nordeste explicar por que Lula e Dilma, em apenas 12 anos, construíram quatro vezes mais Escolas Técnicas do que eles em um século. Também não fizeram a mesma quantidade de universidades que nós fizemos em 12 anos", rememorou.



Questionamentos

"Eles lá da oposição têm que explicar por que o Nordeste passou a vida inteira sendo vítima da seca, por que os nordestinos eram os mais analfabetos, os que mais morriam, com crianças morrendo antes de completar um ano. Que expliquem por que o povo nordestino ia tanto a São Paulo procurar emprego e trabalhar de pedreiro. Eles vão ter que explicar por que não cuidaram do povo do nordeste com carinho!".



Avanços de seu governo

O ex-presidente os saltos de qualidade na educação durante o seu governo, principalmente no Nordeste. "A região hoje tem mais de um milhão e seiscentos mil jovens nas universidades. É a primeira vez que o Nordeste bate o sul do país em quantidade de estudantes na universidade", anotou. Sobre o fato de o Nordeste exportar profissionais para trabalhar em outras regiões, destaca que a elite política nacional odeia o nordeste. "Hoje recebemos doutores do mundo inteiro pra trabalhar aqui. O Nordeste recebe mestres de outros países, é uma região que está se desenvolvendo. O nordestino não passa fome. Durante 300 anos a elite política deste país nunca se importou com o nordeste", frisou.



Trocando o ônibus pelo avião

O ex-presidente Lula detalha o motivo de atrair o povo nordestino beneficiado em seu governo para os seus encontros. "Resolvi fazer essa caravana depois que deram o golpe na Dilma. Não há como a gente perder a esperança, desanimar. O nordestino provou que não quer ser apenas pedreiro, quer se engenheiro; a mulher nordestina já provou que não ser apenas empregada doméstica, ela quer ser médica". Lula destacou o sonho do povo nordestino. "Ele não quer mais andar de ônibus, quer viajar de avião como todo mundo".



Sobre a Transposição do São Francisco

"O povo nordestino tem direito à água e o Rio São Francisco não pode passar pelo Brasil inteiro sem deixar um copo de água para esse povo. Por isso que nós fizemos esta transposição".



Elogio ao prefeito de Cedro

Ao finalizar seu discurso, o ex-presidente Lula revelou a admiração que tem por Dr. Nilson, mesmo que não seja do Partido dos Trabalhadores. "O companheiro e governador Camilo Santana tem dito que você é um homem de muito caráter, decente, Nilson. Eu queria te dizer que qualquer coisa que você e o povo de Cedro precisar, e eu puder ajudar, podem contar comigo, esse povo me anima o coração".



Para finalizar, ex-presidente fez muitas fotos. E seguiu estrada com a caravana com parada no distrito de Mangabeira onde foi recepcionado por outra multidão. Lula finalizou os encontros do Ceará no Crato.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 1 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 2 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 3 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

#Agenda Há 3 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

#Agenda Há 3 dia(s)

Fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2024: inscrições abertas para modalidades individuais

São 14 modalidades disponibilizadas para estudantes das redes municipal, estadual e federal. Modalidades coletivas começaram semana passada, com destaque para o futsal masculino

#Agenda Há 5 dia(s)

Ceará Credi Mulher realiza oficina para empreendedoras do município de Cedro

Ação teve o objetivo de orientar as mulheres interessadas em empreender a terem acesso ao crédito

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito