NOTÍCIAS

31-AGO-2017

Dr. Nilson Diniz recepciona comissão de Cuba sobre programa Mais médicos

Prefeito de Cedro e Vice-presidente da Aprece falou sobre a importância do Programa para cidades do interior

#Prefeito 31 DE AGOSTO DE 2017
Uma comitiva cubana está no Brasil para conhecer in loco as ações do Programa Mais Médicos, na segunda-feira (28/8), o grupo foi recepcionado em Fortaleza, pelo Secretário de Sáude do Ceará, Henrique Javi, o encontro aconteceu no Hotel Sonata, e contou com a presença do Prefeito de Cedro Dr. Nilson Diniz e da Secretaria de Saúde Sayonara Moura.


A comitiva de Cuba foi representada pelo Embaixador, Rolando Gomez, encarregado de negócios da embaixada de Cuba; Consul geral para o Nordeste, Laura Pujol, Ministra Conselheira embaixada, Dra. Cristina Luna, Conselheiro da embaixada, Joaquim Casanova; Membros da Coordenação Nacional Brigada Médica Cubana, Dra. Georgina Alves, Eduardo Leyva e representando a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Ceará, o Assessor Leonardo Rios.


Participaram do encontro o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (COSEMS/CE), Josete Tavares; a Secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Angélica; o reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Henry de Holanda Campos, além de outros convidados.


Mais Médicos em Cedro

De acordo com o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a comitiva irá conhecer as condições de trabalho e moradia, satisfação e motivação dos médicos cubanos que trabalham nos municípios do Ceará, por meio do Programa Mais Médicos para o Brasil. "Em Cedro a população tem acolhido os médicos que já fazem parte do cotidiano das pessoas pela forma de humanização do atendimento que estão trazendo ao Brasil", reforça.


O Município de Cedro dispõe dos profissionais Lilianne Ferriol (Pega Avoante), Zoila Yakelin Arevalo (Agrovila), Elicet Canales Perez (Várzea da Conceição), Luis Angel Dominguez Tamano (Assunção), Ysabel Gomez (Centro), e realizou novo pedido ao Ministério da Saúde para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da comunidade Recanto e o Bairro Alto do Padeiro.


A Secretária de saúde, Sayonara Moura, reforça que com a chegada dos médicos, a população conta com cobertura 100% nas 12 unidades do Programa Saúde da Família (PSF), com destaque para acolhida destes profissionais. "É notório que a chegada destes profissionais reforça o atendimento humanizado, ao lado dos demais médicos existentes no município conquistamos um salto para melhoria da saúde dos munícipes".


Durante reunião na Secretaria de Saúde do Estado, o município de Cedro foi citado na lista de experiências exitosas com médicos cubanos e, fará parte de um estudo que será elaborado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em todo Estado. "É com alegria que estamos recebendo estes avanços e isso demonstra a preocupação do gestor municipal em lutar diante desta crise financeira na saúde pública." ressalta Sayonara Moura.


O Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 4 dia(s)

Casa de apoio de Cedro em Fortaleza é espaço de acolhimento e atendimento humanizado. "Maravilhoso!"

Local é destinado especificamente a pacientes da saúde que necessitam de tratamento na capital do estado

#Agenda Há 5 dia(s)

Higiene íntima é tema de encontro no grupo LGBTQIAPN+ no CRAS 1

Um momento de troca de experiências e esclarecimentos na perspectiva de uma vida mais saudável

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeito de Cedro na Secretaria das Cidades para tratar da reforma de praças, pavimentação e abastecimento de água

Audiência teve como foco agilizar convênios da Prefeitura junto ao Governo do Ceará

#Agenda Há 6 dia(s)

Idosos comemoram lançamento do “Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável”. Só elogios!

Programa possibilita acesso às novas tecnologias, promove saúde, garante educação e atividades física e social para o público assistido

#Agenda Há 6 dia(s)

Secretaria de Saúde divulga novo Boletim das Arboviroses em Cedro

Mesmo com todas as ações de prevenção desenvolvidas pela gestão municipal, foram detectados 14 casos de dengue, confirmados. E segue o alerta aos moradores

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura divulga cronograma de entrega do Vale Gás Social do Governo do Ceará

Tíquetes serão disponibilizados na sede e também na zona rural para facilitar a vida dos cedrenses

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura de Cedro promoverá palestra sobre a importância da terapia junto ao público autista

Exposição, neste dia 11 de abril, no Senac, tem como público-alvo os profissionais da área da Saúde

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança o “Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável”

O programa visa à inclusão digital e social da pessoa idosa, bem como contribuir para a promoção do direito ao digno envelhecimento, por mais qualidade de vida, saúde, bem-estar

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito