NOTÍCIAS

24-AGO-2017

Comitê Municipal de Combate às Arbovirores realiza blitz educativa nesta sexta-feira – 25/08/2017

#Saúde 24 DE AGOSTO DE 2017
As diversas ações de enfrentamento à Chikungunya, Dengue e Zika ocorrerão ao longo do ano. O intuito é sensibilizar a população a combater os focos do mosquito Aedes aegypti. A blitz educativa programada no bairro Bairro Pega Avoante terá a presença do Dr. Nilson Diniz e da secretária de Saúde Sayonara Moura, além da brigada municipal, profissionais de saúde e população em geral.



O prefeito de Cedro reforça: a mobilização é essencial para levar orientação aos moradores e destacar a gravidade causadas pelas arbovirores. "A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Estamos realizado um forte trabalho para que não tenhamos casos alarmantes", pontua Dr. Nilson Diniz.



Durante a ação serão entregues materiais de orientação e conscientização aos pedestres, motoristas e motociclistas em trânsito pelo local. A concentração será na Escola Arakém Sedrim de Aguiar. Equipes de secretarias municipais e da Unidade Básica Saúde da Família darão suporte durante à Blitz Educativa, percorrendo ruas do bairro e dialogando com os moradores. "A ideia, por toda a semana, é demonstrar à população que 10 minutos por semana são suficientes para evitar a dengue", reforça a secretaria Sayonara.



O coordenador do Comitê, Marciel Bezerra, explica que o motivo das ações é percorrer semanalmente os bairros que apresentam índices preocupantes. "O ciclo de vida do transmissor da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de sete a 10 dias", ensina, acrescentando: "Estamos iniciando a verificação e a eliminações dos criadouros juntamente com os moradores para evitar o nascimento de novos mosquitos".



Os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde têm papel fundamental na concretização destas ações por estarem diariamente com as famílias. Jonas Oliveira (agente combate às endemias) ressalta a ampliação de ações neste semestre como algo determinante. "Reforçar as ações agora, para no período de chuvas não termos registros das doenças".



Outras ações

O Comitê Municipal de Contingência para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika realizou parceria com o setor de arrecadação municipal no sentido de fornecer orientações junto à entrega do IPTU 2017. Em outra parceria, o Ministério Público enviou ofício às emissoras de rádio locais, tornando-as agentes de divulgação da campanha. O promotor de Justiça, Dr. Leydomar Nunes Pereira, solicitou dos moradores empenho no combate e prevenção dos focos do mosquito transmissor.



Dados

O último boletim epidemiológico das arboviroses divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, de 18 de agosto, revela que o município de Cedro registrou 24 casos de chikungunya, sete de dengue e nenhum de zika. Sobre o Índice de Infestação Predial (IPP), o município tem menor índice da 17º Regional de Saúde, registrando 1,57%.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 1 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 1 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 6 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito