Notícias

#Saúde | 20 DE AGOSTO DE 2017

Semana do aleitamento materno atendeu mais de cem gestantes cedrenses

Foram encerradas na sexta-feira (18/8), as ações da I Semana do Aleitamento Materno da Prefeitura de Cedro, em promoção conjunta à Secretaria de Saúde. A abertura aconteceu no dia 14, na Sede do Governo Municipal. Durante os dias de campanha foram promovidas atividades internas e externas, entre palestras e rodas de conversas. O objetivo, esclarecer dúvidas de mães e de futuras mamães.



O tema desta primeira edição foi “Trabalhar juntos para o bem comum”. Cerca de 130 gestantes foram sensibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com apoio do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF). Gestantes participaram de palestras do maior interesse. Para a coordenadora da Atenção Básica, Simone Firmo, o número é significativo. Foram entregues 10 kits para recém-nascidos entre as gestantes.



Na visão do prefeito Dr. Nilson Diniz, a ação é prova dos cuidados do governo municipal, mas também a sensibilização das gestantes e as mães puérperas. “Estamos realizando diversas melhorias que visam a diminuir a mortalidade neonatal, inclusive contratando obstetra para atender na rede municipal”, explica o gestor. Dados da direção do Hospital do Zulmira Sedrim de Aguiar revelam que somente neste ano, 95% dos partos das mães cedrenses foram realizados na própria unidade hospitalar.



A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês recebam, exclusivamente, leite das mães nos primeiros seis meses de vida. Todavia, apenas 38% das crianças até essa idade são amamentadas. A estimativa é que com o aleitamento materno seja possível diminuir em até 13% o índice de morte de crianças menores de cinco anos, em todo o mundo.



Para a Secretaria de Saúde Sayonara Moura, o aleitamento materno é indiscutivelmente vital para a boa saúde da criança. “O bebê que é amamentado com leite materno tem uma menor propensão a doenças e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento. Somente o leite materno oferece anticorpos que auxiliam na imunidade, prevenindo, assim, de futuras doenças”, reforça.



Na avaliação das gestantes, os cuidados com o pré-natal e com a amamentação têm sido um avanço no município nestes últimos anos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 12 DE MAIO DE 2018

Até o momento foram aplicadas 3.553 doses, que corresponde a 60,78% do público alvo da campanha.

#Saúde | 11 DE MAIO DE 2018

12 postos funcionarão no sábado. População prioritária precisa se vacinar

#Saúde | 09 DE MAIO DE 2018

O evento compõe a vasta do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses de Cedro, cujo objetivo é inserir cada vez mais os moradores em um só pensamento: conscientizar e prevenir doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta t [...]

#Saúde | 08 DE MAIO DE 2018

A Prefeitura de Cedro entregou na sexta-feira (05/05) quatro veículos modelo Fiat mobi 0 km e um veículo doado pelo Governo do Estado para uso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os veículos reforçam a frota da Secretaria de Saúde.O Prefeito de Cedro, [...]

#Saúde | 21 DE ABRIL DE 2018

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou neste mês [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS