NOTÍCIAS

08-AGO-2017

Comitê Gestor de Enfrentamento às Arboviroses é empossado em Cedro

O comitê é formado por representantes de órgãos governamentais e não governamentais, bem como pela a sociedade civil.

#Saúde 08 DE AGOSTO DE 2017
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde do Município, realizou na manhã da segunda-feira (07/o8), posse ao Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce) e contou com a participação dos Secretários municipais de Saúde e Meio Ambiente, Sayonara Moura e Elleson Barbosa.


Presentes também, o Coordenador Geral do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, Marciel Bezerra; Coordenador dos Agentes de Combate a Endemias, Ivan Monteiro; Presidente da Associação Comunitária dos Agentes Comunitários de Saúde, Cicera Beserra; Coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE), Aldenoura Gomes e Iago Gomes (Educação); Supervisora de Vigilância em Saúde, Marília Diniz e a Coordenadora da 17ª Regional de Saúde, Dra. Luciana Barreto e Cícero Dias.


Os vereadores Gilberto Barbosa, Silvana Leite, Juceza Teixeira, a Coordenadora da Brigada Municipal de Combate as Arbovirores, Kamila Diniz, servidores, profissionais de saúde, sociedade civil, imprensa e população em geral também prestigiaram o momento. O comitê é formado por representantes de órgãos governamentais e não governamentais, bem como pela a sociedade civil.


O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, explicou que o comitê municipal foi criado com o objetivo de promover ações de mobilização social, produzindo mudanças no comportamento da população, e buscando envolver as pessoas na eliminação dos focos do Aedes aegypt nos domicílios, além de divulgar amplamente os sintomas da doença. "Estas ações precisam ser executadas antes do período da quadra chuvosa".


A Secretaria de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, ressaltou a importância da união entre poder público e população para que as ações do comitê municipal possam surtir efeito. "Temos a certeza que estamos no caminho certo no combate as arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika), com a parceria da população colheremos bons resultados, afinal cuidar da saúde da população tem sido uma das marcas da atual administração".


De acordo com a Coordenadora da 17ª Regional de Saúde, Luciana Barreto, a atuação do Prefeito, Dr. Nilson Diniz, tem sido fundamental para que o comitê possa ser uma das ferramentas que norteará o incentivo do governo do Estado. "Serão 10 milhões de reais para municípios que realizarem combate ao Aedes aegypti, ainda estamos construindo os critérios para o repasse, mas esperamos que os nossos municípios possam estar sendo premiados".


O Coordenador Geral do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, Marciel Bezerra, realizou a apresentação das ações do plano de contingência às arboviroses. "Vamos mobilizar toda sociedade cedrense para que possamos dar continuidades às medidas de combate e prevenção. O objetivo do comitê é atualizar os dados sobre a situação da dengue no município, as ações feitas durante a semana, discutir propostas, além de instruir o combater e auxiliar no controle do mosquito transmissor da doença".


As reuniões acontecerão quinzenalmente e a população pode acompanhar semanalmente as novas ações construídas pelo comitê e também informações sobre o combate ao Aedes aegypti no site www.cedro.ce.gov.br/dengue.


Participação popular

Os estudantes do terceiro ano da Escola Municipal Francisca de Jesus Cavalcanti realizaram apresentação da paródia com título (Me livrando da dengue), sob orientação e coordenação da Professora Vanja de Oliveira. Já o estudante Rizeildo Andrade dos Santos, do sexto ano da Escola Municipal Obi Viana Diniz, recitou ao público a poesia sob título "Dengue Fique Atento".


Dados

No último boletim epidemiológico das arboviroses divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará nesta sexta-feira (04/8), o município de Cedro registrou 19 casos de chikungunya, Dengue (03) e nenhum registro de Zika. Sobre o Índice de Infestação Predial (IPP), o município tem menor índice da 17º Regional de Saúde registrando 1,62%.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 1 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 1 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 6 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito