Notícias

#Agricultura | 06 DE AGOSTO DE 2017

IBGE forma Comissão Municipal para censo agropecuário 2017 em Cedro

Censo agropecuário irá visitar 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país

Mais que contar pessoas, o Censo Agropecuário 2017 é um mapeamento da situação das nossas atividades econômicas no campo, uma forma de conhecer e intervir positivamente nas políticas públicas para a promoção e bem estar dos nossos homens e mulheres da zona rural.


Com este intuito o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará o 11º Censo Agropecuário 2017, com início em 1º de outubro. Ao longo de cinco meses, os recenseadores vão visitar 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas.


Em Cedro, aconteceu na quinta-feira (3/8), reunião para formação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística do município (CMGE). O encontro aconteceu no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Ematerce e contou com a palestra ministrada pela Coordenadora da Sub-área Tamires Amâncio sobre Censo Agropecuário 2017.


De acordo com o Prefeito de Cedro em exercício, Joãozinho de Titico, a comissão tem como meta estabelecida atender os princípios das transparência dos trabalhos do IBGE. “Estaremos conhecendo e acompanhando o desenvolvimento das atividades no município, apoiando o Instituto no trabalho dos recenseadores ajudando a superar dificuldades e repassando informações a população”.


A comissão

A Comissão é presidida por um representante do IBGE e composta por representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como entidades de classe, instituições públicas ou privadas e outros representantes da sociedade civil organizada.


Presentes ao evento os representantes do Poder Executivo, Maurício Bezerra; Poder Judiciário, Socorro Victor; Educação, Ana Vieira; Ematerce, José André: técnico da Secretaria de Agricultura, Gledson de Oliveira e imprensa, Marciel Bezerra.


A importância do censo

O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018. De acordo com o Gerente do Escritório da Ematerce Local, José André, o município de Cedro ganhará diversas melhorias com os resultados do censo. “É através deste censo que saberemos as potencialidades e carências no agronegócio, bem como demandas que o Governo poderá auxiliar em diversos programas existentes”.


A Coordenadora da Sub-área sobre Censo Agropecuário 2017, Tamires Amâncio, afirmou que em Cedro serão 05 recenseadores em campo e solicita que os agropecuaristas relatem informações necessárias. “É importante lembrar que não há nenhum cruzamento de informações e dados com instituições, mas a fidelidade das informações serão importantes para o IBGE trazer ao município diversas políticas públicas melhorando cada vez mais a economia local”.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Agricultura | 26 DE JANEIRO DE 2018

Projeto faz parte de ações do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Cedro, para melhorar a vida dos trabalhadores rurais

#Agricultura | 25 DE JANEIRO DE 2018

Cedro foi destaque na coletiva do Governador Camilo Santana por conta da importância da adutora

#Agricultura | 11 DE JANEIRO DE 2018

Ao todo, 72 mil raquetes serão destinadas ao Cedro. Entrega acontece em duas etapas

#Agricultura | 04 DE JANEIRO DE 2018

Produtores locais têm a oportunidade de melhorar o rendimento por meio de capacitação em cursos oferecidos pela gestão municipal.

#Agricultura | 03 DE JANEIRO DE 2018

Agricultores tem até o dia 19 de janeiro para efetuar o pagamento

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS