NOTÍCIAS

14-JUN-2017

Dr. Nilson Diniz participa de lançamento de ações estratégicas para combate ao Aedes aegypti

Prefeito de Cedro representou a Aprece no evento, na ocasião o Governador Camilo Santana liberou R$ 10 milhões em incentivos para o combate às arboviroses

#Prefeito 14 DE JUNHO DE 2017
O Centro de Eventos do Ceará recebeu prefeitos e prefeitas de todo o Estado nesta terça-feira (12/6), na ocasião o Governador Camilo Santana liberou R$ 10 milhões em incentivos para os municípios que atingirem os melhores resultados no o combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Também estiveram presentes gestores estaduais e municipais, agentes de saúde e endemias, estudantes da rede pública municipal de Fortaleza, associações e secretarias. A Aprece foi representada no evento por seu vice-presidente, Nilson Diniz, prefeito de Cedro.

O Gestor Cedrense enfatiza que o município vem ampliando as ações no combate as arboviroses e que a medida do Governo Estadual trará condições para que os municípios possam cumprir e atingirem as metas. "Os gestores municipais devem ficar atentos, pois sabemos dos riscos que estamos enfrentando. Em Cedro tivemos a participação de todos, por meio de ações que incluem toda a sociedade".

A Secretária Municipal de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, lembra que o município vem tomando diversas medidas, em conjunto com a população, para garantir que Cedro não tenha surtos. "Por meio de parcerias com instituições de ensino, sociedade civil e com a população, vamos diariamente realizando ações para não evitar o surgimento de casos".

Os critérios
Entre os critérios para receber o incentivo estão: Criação de Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti, monitoramento da proporção de casos de dengue e chikungunya notificados e investigados, garantia da cobertura de, no mínimo, 80% de visitas domiciliares, realizar, no mínimo, dois Levantamentos de Índice de Infestação por Aedes aegypti e apresentar Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018.

O Governador Camilo Santana afirmou que a medida, junto a outras ações da campanha Todos Contra o Mosquito, objetiva estimular as gestões municipais a buscarem cada vez mais o trabalho de combate ao Aedes aegypti. O governador acredita que, com pactuação entre Estado e municípios, o Ceará alcançará mais resultados positivos na redução da incidência dessas doenças, prevenção à ocorrência de casos graves e na ampliação da cobertura de visita domiciliar para melhorar a qualidade dos dados de infestação vetorial.

"Estamos nos deparando com um problema grave, que exige engajamento e mobilização de toda a sociedade cearense. Precisamos buscar sempre mais informações e levá-las para a população. Vamos mobilizar gestores municipais, empresas privadas, organizações sociais, universidades, escolas, agentes de saúde. Vamos fazer esse enfrentamento, não simplesmente anual, mas permanente. É fundamental o envolvimento de todos que fazem a gestão estadual e as lideranças municipais em todo o Ceará. Nós queremos levar adiante esse desafio, que diz respeito a vidas de pessoas, uma questão de saúde pública", explica o chefe do Executivo.

Dados
O secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, expõe que os números apontam a necessidade de gerar maior mobilização no território estadual. Por isso, o titular da Sesa garante ser fundamental os municípios andarem em conjunto, com planejamento e ações intensificadas contra as arboviroses, para que mais localidades no Estado estejam trabalhando corretamente na diminuição dos casos das doenças.

Números de Cedro
De acordo com o boletim de arbovirose divulgado no dia 09 de Junho pela da Secretária de Saúde do Ceará, o município de Cedro registrou 5 casos de Chikungunya e não tem nenhum registro de casos de dengue e Zika. Também não foram registrados óbitos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Hoje

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Hoje

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Hoje

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Hoje

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Hoje

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 5 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 5 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito