NOTÍCIAS

11-JUN-2017

Nilson Diniz participa de aula inaugural de curso para Agentes Comunitários de Saúde

Objetivo é reforçar conhecimentos dos ACS’s ampliando sua capacitação e capacidade de atendimento às demandas da população.

#Saúde 11 DE JUNHO DE 2017
Capacitar os profissionais do serviço público municipal, elevando seus conhecimentos e oferecendo melhores condições de trabalho. Com este objetivo a Prefeitura de Cedro realiza curso para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por meio de parceria com o Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE). O foco da capacitação é promover a saúde e prevenir doenças através de processos educativos em saúde.

A aula inaugural aconteceu na quinta-feira (8/6) e contou com a presença do Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz; Chefe de Gabinete, Mauricio Bezerra; Secretária de Saúde, Sayonara Moura; Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Cícera Matos; Supervisora pedagógica, Maria Ferreira e profissionais Agentes Comunitárias de Saúde.

Dr. Nilson Diniz ressaltou que a qualificação dos profissionais do serviço público é essencial para ampliação e melhor utilização dos seus conhecimentos. "Esta é uma iniciativa importante para que possamos entregar aos nossos profissionais melhor qualificação. Eles estão diariamente em campo e por meio da capacitação podem repassar informações que irão melhorar o nosso atendimento".

Atualmente o município de Cedro dispõe de 54 Agentes Comunitários de Saúde. Ao todo, 20 profissionais foram selecionados para participarem deste curso, e o critério de seleção esta correlacionado a atuação nas areas aprovadas no último concurso público, realizado em 2014.

O curso
Com carga horária de 400 h/aula e duração de 6 meses, o curso promoverá para os profissionais atividades práticas relacionadas à atuação do ACS, tais como: Estudos de casos, trabalhos em grupo e simulações de trabalhos de campo na Comunidade, propiciando ao estudante o contato ativo e crítico do fazer profissional da área.

A Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, explica que, futuramente, a categoria de ACS’s terá novas atribuições, promovendo a prevenção e o acompanhamento das pessoas que apresentarem riscos. "Atividades como aferição da pressão arterial e medição de glicemia capilar, serão realizadas na visita domiciliar, além de outras atividades. O curso é importante para que agilizar ainda mais o conhecimento nestas áreas".

Entre os diversos assuntos do curso, podemos destacar: territorialização, gestantes, crianças, hipertensão, diabetes, pré-natal, hanseníase, tuberculose, entre outros temas que buscam a atualização de conhecimentos em todas as áreas da atenção básica.

De acordo com a Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Cícera Matos, a iniciativa da gestão municipal em proporcionar qualificação dos profissionais é fundamental para o melhor atendimento. "Isto demonstra o incentivo e o compromisso da prefeitura em ampliar os conhecimentos dos profissionais que lutam pela melhoria de saúde de qualidade para todos os cedrenses".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Há 1 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 3 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 3 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 5 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 5 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito