Notícias

#Saúde | 11 DE JUNHO DE 2017

Nilson Diniz participa de aula inaugural de curso para Agentes Comunitários de Saúde

Objetivo é reforçar conhecimentos dos ACS’s ampliando sua capacitação e capacidade de atendimento às demandas da população.

Capacitar os profissionais do serviço público municipal, elevando seus conhecimentos e oferecendo melhores condições de trabalho. Com este objetivo a Prefeitura de Cedro realiza curso para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por meio de parceria com o Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE). O foco da capacitação é promover a saúde e prevenir doenças através de processos educativos em saúde.

A aula inaugural aconteceu na quinta-feira (8/6) e contou com a presença do Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz; Chefe de Gabinete, Mauricio Bezerra; Secretária de Saúde, Sayonara Moura; Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Cícera Matos; Supervisora pedagógica, Maria Ferreira e profissionais Agentes Comunitárias de Saúde.

Dr. Nilson Diniz ressaltou que a qualificação dos profissionais do serviço público é essencial para ampliação e melhor utilização dos seus conhecimentos. “Esta é uma iniciativa importante para que possamos entregar aos nossos profissionais melhor qualificação. Eles estão diariamente em campo e por meio da capacitação podem repassar informações que irão melhorar o nosso atendimento”.

Atualmente o município de Cedro dispõe de 54 Agentes Comunitários de Saúde. Ao todo, 20 profissionais foram selecionados para participarem deste curso, e o critério de seleção esta correlacionado a atuação nas areas aprovadas no último concurso público, realizado em 2014.

O curso
Com carga horária de 400 h/aula e duração de 6 meses, o curso promoverá para os profissionais atividades práticas relacionadas à atuação do ACS, tais como: Estudos de casos, trabalhos em grupo e simulações de trabalhos de campo na Comunidade, propiciando ao estudante o contato ativo e crítico do fazer profissional da área.

A Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, explica que, futuramente, a categoria de ACS’s terá novas atribuições, promovendo a prevenção e o acompanhamento das pessoas que apresentarem riscos. “Atividades como aferição da pressão arterial e medição de glicemia capilar, serão realizadas na visita domiciliar, além de outras atividades. O curso é importante para que agilizar ainda mais o conhecimento nestas áreas”.

Entre os diversos assuntos do curso, podemos destacar: territorialização, gestantes, crianças, hipertensão, diabetes, pré-natal, hanseníase, tuberculose, entre outros temas que buscam a atualização de conhecimentos em todas as áreas da atenção básica.

De acordo com a Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Cícera Matos, a iniciativa da gestão municipal em proporcionar qualificação dos profissionais é fundamental para o melhor atendimento. “Isto demonstra o incentivo e o compromisso da prefeitura em ampliar os conhecimentos dos profissionais que lutam pela melhoria de saúde de qualidade para todos os cedrenses”.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 12 DE MAIO DE 2018

Até o momento foram aplicadas 3.553 doses, que corresponde a 60,78% do público alvo da campanha.

#Saúde | 11 DE MAIO DE 2018

12 postos funcionarão no sábado. População prioritária precisa se vacinar

#Saúde | 09 DE MAIO DE 2018

O evento compõe a vasta do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses de Cedro, cujo objetivo é inserir cada vez mais os moradores em um só pensamento: conscientizar e prevenir doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta t [...]

#Saúde | 08 DE MAIO DE 2018

A Prefeitura de Cedro entregou na sexta-feira (05/05) quatro veículos modelo Fiat mobi 0 km e um veículo doado pelo Governo do Estado para uso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os veículos reforçam a frota da Secretaria de Saúde.O Prefeito de Cedro, [...]

#Saúde | 21 DE ABRIL DE 2018

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou neste mês [...]

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS