NOTÍCIAS

05-JUN-2017

Cedro participa do Seminário Prefeitos do Ceará 2017. Prefeito Nilson aborda casos de sucesso

#Prefeito 05 DE JUNHO DE 2017
Os prefeitos do Estado do Ceará participaram dias 05 a 06 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, do Seminário Prefeitos do Ceará 2017, que tratou de gestão eficiente e dos novos desafios para os gestores municipais recentemente eleitos. As palestras abordaram casos de sucessos nas administrações municipais.

Organizado pela Prática Eventos e pelo jornal Diário do Nordeste, colocou na pauta temas como investimentos sustentáveis, planejamento urbano, educação, licitação, gestão das contas públicas, gestão eficiente em tempos de crises, gestão na saúde pública e meio ambiente. O evento teve o apoio do Governo do Ceará e foi articulado pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Sistema Verdes Mares.

A comitiva cedrense, liderada pelo vice-presidente e prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, contou com as secretárias de Saúde,Sayonara Moura, de Educação, Esmeraldina Bezerra, de Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, do vereador Marcelo Matos e do assessor de Convênios, Davi Cândido.

O encontro contou com a participação determinante da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE) e serviu integrar os novos gestores aos desafios em pauta, pois no último pleito eleitoral - em 2016 - a renovação dos gestores superou a casa dos 80%. "O seminário é um espaço para que possamos dialogar e trocar as experiências vivenciadas pelos prefeitos, e assim encontrarmos as melhores soluções. Nesse momento de diminuição de recursos, é preciso manter o foco nas principais ações", explica o prefeito Nilson.

O primeiro dia deSeminário
O governador Camilo Santana esteve presente e anunciou que promoverá, no dia 3 de julho próximo, um encontro com todos os prefeitos cearenses para discutir Modelo de Gestão. O evento marcará o fim dos primeiros seis meses de mandato dos gestores municipais e se objetivo é determinar novas metas para as áreas de Educação, Segurança, Saúde e Emprego. "É uma oportunidade para os prefeitos poderem enxergar um novo momento e modelo de gestão a ser implementada não só no Ceará, mas em todo o Brasil", revelou o governador.

O segundo dia de Seminário
Aberta pelo vice-presidente da Aprece e prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a programação da Sala Aprece aconteceu paralelamente ao Seminário dos Prefeitos Ceará 2017. O tema principal foi a Educação. A primeira palestra foi proferida pela presidente do Fórum Estadual da Educação, Ciza Viana Moreira, que falou sobre o "Papel dos Fóruns Municipais de Educação como Instâncias de Monitoramento dos Sistemas de Ensino". Participaram da mesa de abertura a secretária-adjunta de Educação do Estado, Márcia Campos; o presidente da Undime Nacional (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Aléssio Costa Lima; o vice presidente da Undime/CE, Elísio Cavalcante Abreu; e a analista em Educação da Aprece, Ana Vládia Cosmo Santos.

Ainda na tarde de 6 de junho
O prefeito Dr. Nilson Diniz ministrou palestra sobre a prevenção dentro da atenção básica de Saúde, exibindo o bom êxito do município no controle da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus. "Mostramos aos gestores municipais quão importantes estão sendo as nossas intervenções, que reduziram os casos relacionados aos Aedes aegypti", reforça o gestor municipal.

Apresentou os diversos avanços nesse combate, como a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti; aquisição de fardamento dos agentes de saúde e de EPI para o trabalho de controle da doença de Chagas, Leishmaniose e dengue; ampliação da carga horária dos agentes de endemias; o trabalho aos sábados, a aquisição de pulverizadores (04 costais e 02 motorizados) e de veículo; serviço permanente de telamento de caixas d’água (822 caixas teladas até o momento); peixamento de tanques e cacimbas; atividades educativas intersetoriais - interação com as secretaria de Saúde e de Educação, com a promoção de visitas domiciliares e a gincana Cedro sem Aedes; apoio aos projetos das escolas públicas municipaispara o controle da dengue; instalação do Comitê Municipal para Controle das Arboviroses; brigadas municipais (média de 135 visitas semanais); capacitação para o manejo da dengue, zika e chikungunya para as ESF e profissionais do hospital local; visita domiciliar semanal dos ACE - média de 275 prédios por dia; bloqueio nos imóveis positivos com bomba costal e distribuição de repelentes para as gestantes.

Quem lá esteve. E gostou!
"Foi um ótimo momento para mostrar aos prefeitos do Estado que as ações realizadas em Cedro surtiram efeitos positivos no combate ao mosquito da dengue".
Secretária municipal de Saúde, Sayonara Moura

"Debatemos o papel dos Fóruns Municipais de Educação como Instâncias de Monitoramento dos Sistemas de Ensino. Cedro vivenciou, nos últimos anos, avanços na área da Educação. Dialogamos com demais secretários municipais e podemos constatar que a Educação avançou em nosso Estado".
Secretária municipal de Educação, Esmeraldina Bezerra

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Hoje

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 2 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

#Agenda Há 2 dia(s)

Fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2024: inscrições abertas para modalidades individuais

São 14 modalidades disponibilizadas para estudantes das redes municipal, estadual e federal. Modalidades coletivas começaram semana passada, com destaque para o futsal masculino

#Agenda Há 4 dia(s)

Ceará Credi Mulher realiza oficina para empreendedoras do município de Cedro

Ação teve o objetivo de orientar as mulheres interessadas em empreender a terem acesso ao crédito

#Agenda Há 5 dia(s)

Casa de apoio de Cedro em Fortaleza é espaço de acolhimento e atendimento humanizado. "Maravilhoso!"

Local é destinado especificamente a pacientes da saúde que necessitam de tratamento na capital do estado

#Agenda Há 6 dia(s)

Higiene íntima é tema de encontro no grupo LGBTQIAPN+ no CRAS 1

Um momento de troca de experiências e esclarecimentos na perspectiva de uma vida mais saudável

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeito de Cedro na Secretaria das Cidades para tratar da reforma de praças, pavimentação e abastecimento de água

Audiência teve como foco agilizar convênios da Prefeitura junto ao Governo do Ceará

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito