NOTÍCIAS

04-JUN-2017

Cedro ultrapassa meta de vacinação contra a gripe

Município alcançou 91,09% de cobertura e, mais uma vez, supera a meta definida pelo Ministério da Saúde

#Saúde 04 DE JUNHO DE 2017
Em busca de atingir a meta de vacinação nacionalmente o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação até o dia 9 de junho, além disso, liberou a aplicação para toda população, enquanto durarem os estoques. Mas em Cedro, a meta de 90% já foi atingida e as doses remanescentes serão priorizadas para o reforço vacinal das crianças que precisam tomar duas doses da vacina. Após o fim da aplicação do reforço vacinal, se sobrarem doses, o município tomará a decisão sobre a aplicação.

Ao todo, 5.436 doses foram aplicadas até esta sexta-feira (2/6). Receberam a vacina os grupos prioritários: idosos, crianças de seis meses à 4 anos, trabalhadores de saúde, professores, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da doença. Já no dia "D", realizado no sábado (13/5), as Unidades Básicas de Saúde (UBS), funcionaram para público funcionaram durante o dia inteiro, alcançando 50% da cobertura.

O esquema vacinal segue somente para as crianças que precisam tomar duas doses da vacina. Por isso, os pais devem ficar atentos ao prazo, que vai até 5 de junho. "Nossas crianças a partir de seis meses que nunca foram imunizadas contra a Influenza precisam receber duas doses da vacina com intervalo de 30 dias entre elas, por isso é necessário que os pais fiquem atentos a data no cartão de vacinação". Explica a Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura.

Para o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a participação da população e dos profissionais de saúde foi essencial para atingir a meta. "Nossos profissionais tiveram papel essencial. Sabemos que cuidar da saúde dos munícipes é primordial, é preciso prevenir e a vacina é uma excelente forma. Parabéns a população cedrense que chegou junto e participou ativamente da campanha".

De acordo com a Coordenadora de Imunização de Cedro, Mirella Maciel, todos os profissionais da Secretaria de Saúde se empenharam para atingir a meta. "Tivemos uma boa adesão da população e o apoio dos funcionários que não mediram esforços para que fosse grande o número de pessoas imunizadas pelo município de Cedro".

Porque vacinar
A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir tanto a doença quanto suas complicações. Estimativas indicam que a gripe - uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório - acomete de 5% a 10% dos adultos e de 20% a 30% das crianças, causando de 3 a 5 milhões de casos graves e de 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos - que, após contato com superfícies recém-contaminadas por essas secreções, podem levar o agente infeccioso direto àboca, aos olhos e ao nariz.

Baixa adesão no Brasil
Devido à baixa adesão do público-alvo - principalmente das crianças - às iniciativas do Brasil para vacinar a população contra a gripe, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo nesta sexta-feira (2), incentivando os brasileiros que fazem parte do grupo prioritário a buscar a imunização contra a influenza e também a vacinar seus filhos com idade entre seis meses e cinco anos.
Também na sexta-feira (2), o Ministério da Saúde, estendeu a campanha até o dia 9 de junho e liberou estados e municípios para aplicarem as doses também fora dos grupos prioritários. A decisão nacional não será aplicada ao município de Cedro, por conta da necessidade de uma segunda dose para as crianças que nunca tinham sido vacinadas.

No Ceará
O Ceará continuará oferecendo as doses, apenas para os grupos prioritários até o fim da campanha nacional. O estado registrou 24 casos de gripe causada pelo vírus H1N1 em 2016, com nove mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde, nenhuma das pessoas que morreram havia se vacinado contra a gripe em 2015. A vacina que é aplicada na campanha deste ano protege contra os vírus H1N1 e H3N2 e contra a Influenza B.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Hoje

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito