Notícias

Prefeitura de Cedro realiza ações sobre o “18 de maio”

Data: 18 de maio de 2017

18 de maio

Sensibilizar a população para o combate efetivo ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Cedro. Com este intuito o Governo Municipal, através da Secretária do Trabalho e Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I e II), Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e demais órgãos, além da sociedade civil, realizou nesta quinta-feira, 18 de maio, o dia D.

A data celebra o dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e acontece em todo o país. Em Cedro, o evento, que faz parte de um calendário de ações iniciadas no dia 12 de maio e que se estendem até o dia 24 de maio, aconteceu na Praça Nilo Viana Diniz (Praça da Matriz) e contou com a presença de bom público.

Participaram do ato a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira; Chefe de Gabinete, Maurício Bezerra; Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra; Secretária de Saúde, Sayonara Moura; Secretária de Cultura, Aparecida Evangelista; Vereadoras Silvana Leite e Ana Nilma. Além dos diretores de escolas municipais, pais, estudantes, conselheiros tutelares e população em geral.

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, enfatiza que ações como esta acontecem em conjunto com as Secretarias Municipais. Em momentos como este é necessário unir todos, levando conhecimento através de palestras, ações educativas e profissionais das mais diversas áreas para livrar nossas crianças e jovens deste mal.

Emoção e participação

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, afirmou que este é o momento para sensibilizar a sociedade cedrense sobre a importância deste tema. Estamos reunidos em praça pública para que possamos mostrar que este ato simboliza a verdadeira união da sociedade e os nossos estudantes são nossos agentes para sensibilizar todos.

Os estudantes participaram ativamente da ação e fixaram cartazes pela praça. A Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, falou sobre a relevância da ação. 'c9 com este pensamento através de cartazes que estamos fixando junto aos nossos estudantes com frases que possa alertar a população sobre o abuso e a violência sexual.

Entre as ações pensadas, uma foi deveras emocionante para os presentes, um abraço coletivo lembrou a motivação da data. Em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Durante o abraço a aluna Jaqueline Silva que frequenta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo tocou violão e emocionou os convidados com canções que marcaram este dia.

A Semana do 18 de Maio

A programação da Semana do 18 de Maio iniciou-se no dia 12 e se estenderá até dia 24 de maio com diversas palestras educacionais e rodas de conversas nas escolas municípios. A Coordenadora do CREAS, Isabela Lima, lembra que as ações são fundamentais e que a participação dos alunos é fundamental. Tivemos uma boa participação neste dia, sabemos que é para concluir estas ações é importante a família presente nas escolas.

Os moradores avaliaram a data como significativa e importante tema para reflexão na vida de todos. A expectativa é de que a sociedade esteja atenta e dialogue para evitar estas situações e que sejam realizadas ações no sentido de prevenir os jovens e punir com mais rigor aqueles que realizam atos de violência e abuso com crianças e jovens.

https://www.facebook.com/sdpriscilaferreiraoficial

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS