NOTÍCIAS

05-MAI-2017

Prefeitura de Cedro planeja ações para a "Semana do 18 de Maio"

Palestras educativas, rodas de conversas, apresentações culturais irão alertar para as formas e a prevenção sobre a exploração sexual.

05 DE MAIO DE 2017
Mobilizar a sociedade cedrense convocando as pessoas para o engajamento contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes. Este é o objetivo da "Semana 18 de Maio" em apoio à luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes em parceria com Escolas, instituições, ONG’s, sociedade civil, conselho tutelar e associações.

Neste ano as ações acontecerão entre os dias 15 e 25 de maio. A prefeitura de Cedro, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social e em conjunto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I) se reuniram com objetivo de debater ideias e ações para "Semana do 18 de Maio". A data será marcada por palestras educativas, rodas de conversas, apresentações culturais para alertar as formas e a prevenção sobre a exploração sexual.

De acordo com o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, estas ações são importantes e serão realizadas em conjunto com a população, sociedade civil e secretarias municipais. "É o momento em que todos darão as mãos para reforçar o compromisso nesta causa, combatendo esta dura realidade. O poder público de Cedro está atento para essa situação, firmando importante parceria com a população".

A Coordenadora do CREAS, Isabela Santos, explica que as redes de educação municipal, estadual e federal participarão em conjunto ministrando palestras com profissionais para explicar temáticas sobre o assunto. "Estamos preparando uma semana com diversas ações e alçaremos nosso objetivo maior de alertar os pais, famílias e nossa juventude".

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, afirma que estas ações estão ligadas as políticas públicas e que o município dispõe de encontros diários com jovens. "É com alegria que trabalhamos este assunto diariamente com nossos jovens e temos diversas ações em andamento com o intuito de somar ações aos nossos planejamentos".

18 de maio
A data, 18 de maio, foi estabelecida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porque neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Violência sexual
Violência sexual é a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não, é uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Denuncie
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.
Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 1 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 1 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 6 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito