NOTÍCIAS

20-ABR-2017

Reunião discute programa de habitação rural em Cedro

20 DE ABRIL DE 2017
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou encontro no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce) na terça-feira (18/04) para discutir o Programa Nacional de Habitação Rural (PHNR). Instituído pelo Governo Federal o PHNR tem como finalidade possibilitar ao agricultor familiar e ao trabalhador rural o acesso à moradia digna no campo.

Presentes ao encontro o Vice-prefeito, Joãozinho de Titico; Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira; representantes do Instituto Nordestino de Gestão Pública Ambiental e de Assistência Social (IN), Francisco Derlâneo e do Instituto de Gestão Pública, Ambiental e de Assistência Social (IGEPAS), Raimunda Evânia, além dos vereadores Gilberto Barbosa, Juceza Teixeira, Ana Nilma e Marcelo Matos. Também participaram beneficiários, técnicos e população em geral.

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, enfatiza que a ação irá proporcionar mais tranquilidade e segurança ao pequeno produtor rural, com a realização do sonho da casa própria. "O principal benefício desse programa é a fixação do homem no campo, além da extinção das casas de taipas ainda existentes em comunidades rurais".

Durante a apresentação PHNR, os representantes do IN e do IGEPAS enalteceram a importância deste programa para desenvolvimento local, além da geração de emprego durante a construção das casas. Para o Vice-prefeito, Joãozinho de Titico, a ação mostra que o serviço público em Cedro chega a quem precisa e destaca a revolução na administração municipal. "As ações estão chegando para aqueles que realmente necessitam e estamos batalhando para novos projetos".



Etapas

Durante a primeira etapa técnicos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizaram visitas as famílias na zona rural para catalogar a existência de casas de taipas, seguindo informações repassadas pelo Instituto de Pesquisas do Estado do Ceará (IPECE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE).

As visitas aconteceram nos distritos de São Miguel, Santo Antônio e Vale do Machado. 100 propostas seguirão para Caixa Econômica Federal e a seleção será feita posteriormente pelo Ministério das Cidades. De acordo com a portaria 268/17 a análise das propostas deverá ser feita em 30 dias.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, reforça que as casas irão proporcionar mais qualidade de vida aos moradores, extinguindo infestações do mosquito Barbeiro, além de garantir segurança as famílias que correm algum tipo de risco com as chuvas. "É desta forma que estamos aderindo ao programa para garantir moradias para povo Cedrense".



Minha Casa, Minha Vida

Luciana Vieira também enaltece o compromisso da gestão municipal em aderir ao programa Minha Casa Minha Vida Urbana. "Estamos viabilizando a adesão para que possamos entregar residências na zona urbana. O Dr. Nilson municipal tem lutado diariamente para entregar este sonho aos moradores". O município fará terraplanagens onde for necessário, além de administrar o recurso e realizar a licitação para a contratação da empresa responsável pelas construções.

A Prefeitura de Cedro será a gestora do Programa, sob supervisão da Caixa Econômica. Os beneficiários serão contemplados com imóveis padrão, compostos de salas, dois quartos, banheiro e copa/cozinha, com área de 43 metros quadrados. O projeto também prevê telhado colonial, forro de PVC e piso em cerâmica.



Com a palavra, o Povo de Cedro

Danúbia de Souza - Cariuzinho

"Estou muito feliz pela força de vontade da gestão municipal em nos auxiliar, a reunião foi um passo importante para que estas casas sejam entregues".

Edgerson Vitor - Boa Vista

"Começamos a realizar um sonho, o sonho de ter nossas casas, elas vão beneficiar muito os nossos familiares. Agradeço ao Prefeito, Dr. Nilson, e a todos que contribuíram para que estas ações cheguem em nosso Cedro".

Francisco Sobreira - Saco da telha

"Eu fico agradecido demais por esta ação, vou ficar muito feliz quando receber minha residência".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Há 1 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 3 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 3 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 5 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 5 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito