NOTÍCIAS

10-ABR-2017

Prefeitura de Cedro realiza a 6ª Semana da Saúde na Escola

10 DE ABRIL DE 2017
Diversas escolas municipais, estudantes e comunidade se mobilizaram, de 3 a 7 de abril, para realizar uma ação prática em favor da cidade - a 6ª Semana da Saúde na Escola. É uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. Na programação, atividades didáticos-pedagógicas que abordaram a temática "Comunidade Escolar mobilizada contra o Aedes Aegypti". Um sucesso.

Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, os cinco dias de envolvimento propiciaram uma grande mobilização, recebendo o luxuoso reforço da comunidade escolar. "Foi um momento importante. Nossos estudantes adquiriram conhecimentos, melhorou o nível de conscientização da população. Trata-se de ato social e educativo cujo objetivo primordial é a melhoria na saúde de todos".

Os alunos tiveram lições de como desenvolver Projetos, participaram de leitura de textos informativos, produziram paródias. A 6ª Semana da Saúde na Escola teve ainda a exibição de vídeos sobre dengue, rodas de conversas, palestras com profissionais da Saúde e Agentes de Endemias, panfletagem nas residências do entorno das escolas, dramatizações; análise de gráficos com indicadores sobre casos de dengue no município e no estado do Ceará. Ao final, os alunos produziram vídeos sobre a dengue.

LEVANDO CONHECIMENTO PARA O COTIDIANO
A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Maria Aldenoura Gomes, explica que a produção de vídeos com a participação dos estudantes mostra que eles captaram a mensagem para aplicar o conhecimento no cotidiano. "Ao longo da semana tivemos atividades através de diversas ações. Firmamos o compromisso com os nossos estudantes de que a escola é mesmo um agente importante no combate Aedes Aegypti".

Entre as escolas do município, o grito de guerra da 6ª Semana da Saúde foi dado pela Escola Francisca de Jesus Cavalcanti, que contou com a participação de 171 alunos e 22 professores da unidade. Uma encenação teatral com a participação dos alunos abordou de forma lúdica o combate ao mosquito transmissor da dengue. "A ação leva para a sala de aula a importância do combate ao mosquito no dia-dia e, consequentemente, transforma o aluno em agente multiplicador junto a sociedade", explica a Diretora ,Cilene Nogueira. O ato aconteceu na praça Antônio Marques e contou ainda com apresentação de paródias, poesias e roda de conversas.

Para a secretária de Educação Esmeraldina Bezerra, as políticas de saúde e educação voltadas para as escolas se unem para promover bem-estar. Em 2017, o foco é o mosquito da dengue. "Estaremos dando continuidade às ações de combate à dengue por todo o ano letivo. Com a participação de todos, teremos um município livre de doenças".

Os Agentes de Endemias realizaram palestras nas escolas municipais para mostrar, de forma educativa, as ações já desenvolvidas pelo poder público municipal, contando com a boa vontade das pessoas. De acordo com a secretária de Saúde Sayonara Moura, a participação dos estudante tem sido positivo neste momento. "É com alegria que vemos nossas crianças se esforçarem no combate ao mosquito, para que não tenhamos surtos de dengue. O resultado está sendo positivo".

O que é o PSE
O Programa Saúde na Escola, política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e da educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 4 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

#Agenda Há 6 dia(s)

Programa Aedes em Foco de Cedro é premiado na “Mostra Ceará Aqui tem SUS” no XXI Congresso do COSEMS-CE

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará realizou, de 14 a 17 de abril, a 21ª edição do evento, que teve na programação a “Mostra Ceará Aqui tem SUS” .

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 6 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 6 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 7 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito