NOTÍCIAS

07-ABR-2017

Prefeitura dialoga com produtores rurais sobre Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

07 DE ABRIL DE 2017
A prefeitura de Cedro, por meio da secretaria de Educação, reuniu diversos produtores rurais do município para debater a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar, instrumento inclusivo que, historicamente, tem trazido mais desenvolvimento para as famílias da zona rural cedrense.

Presentes à reunião, no Centro Social Urbano de Cedro, nesta quarta-feira (05/3), a secretaria de Educação, Esmeraldina Bezerra, a nutricionista Paula Rejane, o consultor do Programa Aquisição de Alimentos, Gregório de Lima, e mais Gledson Oliveira, representando a secretaria de Agricultura, a presidente do Conselho de Alimentação, Geralda Lima, a coordenadora da Merenda Escolar, Luíza Luzineide, os vereadores Juceza Teixeira, Silvana Leite e Marcelo Matos, produtores rurais e populares.

É LEI!
Para incrementar o desenvolvimento da zona rural e, consequentemente, oferecer merenda escolar de qualidade produzida aqui mesmo, a Lei Nº 11.947, sancionada em junho de 2009, assegura que um mínimo de 30% da merenda escolar seja comprada sem licitação diretamente dos agricultores familiares. Os recursos são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), repassados ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que abrange todas as escolas públicas.

Foram debatidas a participação dos produtores locais para a implementação de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ideia é que a prefeitura adquira diretamente o que for produzido pelos agricultores familiares ou suas organizações, estimulando assim os processos de agregação de valor à produção.

PRODUTORES OTIMISTAS
Para o Prefeito de Cedro Dr. Nilson Diniz, o encontro possibilitou aos produtores locais conhecerem o programa e apresentar, inicialmente, os produtos de suas comunidades. "Nossos produtores se mostraram otimistas em levar aos nossos estudantes os seus produtos, produtos de qualidade".

Na avaliação da secretaria de Educação, a reunião foi bastante positiva. Esmeraldina Bezerra lembra que desde 2013 os produtores vem entregando produtos de qualidade. Os maiores beneficiários, os estudantes da rede pública de ensino, estão satisfeitos. "Trabalhamos em conjunto com produtores de diversas localidades do municípios, numa comprovação de que eles estão aptos a participar do Programa".

A presença dos produtores rurais na reunião é muito importante, acena para a participação deles já na chamada pública do ano de 2017, com vistas à composição dos cardápios que irão atender as escolas da rede municipal. "Sabemos da qualidade dos alimentos oferecidos por eles, estamos otimistas nesta nova chamada", explica Paula Rejane. Entre os alimentos fornecidos pelos produtores cedrenses estão: frango, bolo, peixe, tapioca, doce, ovos de codorna e galinha caipira. Após a edição da lei 11.947, foram incluídos diversos outros produtos, entre eles coentro, pimentão, cebolinha, alface, goiaba, mamão, melancia e mel, numa clara demonstração da força que tem a agricultura familiar,

DEPÓSITO DA MERENDA ESCOLAR
Atualmente, o depósito da merenda escolar se encontra com estoque suficientemente preenchido para abastecer as escolas do município. "Nossos cuidados vão desde o processo licitatório até a entrega dos produtos na escola, passando pelo acompanhamento e visitas de rotina às unidades escolares, a capacitação de merendeiras", confere a nutricionista Paula Rejane.

EXEMPLOS LOCAIS DE SUCESSO
O produtor de ovos de codorna Denísio Lima, do distrito Vale do Machado, hoje certificado com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), aumentou a produção e vende hoje para vários municípios da região Centro-Sul. Na comunidade de Serraria, no Distrito de Várzea da Conceição, produtores de mel têm sido destaque pela qualidade e já exportam até para a Argentina.

CONTINUIDADE
Na avaliação dos convidados, a reunião foi bastante positiva. A partir de agora, o foco é dar continuidade a estas ações, que seguramente fortalecem a economia do município e garantem melhoria de renda das famílias cedrenses que buscam alternativas de convivência com os revezes da natureza e crises econômicas, por meio da pujante agricultura familiar.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

#Agenda Há 4 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito