NOTÍCIAS

05-ABR-2017

Prefeitura de Cedro firma parceria com IFCE-Cedro para combater Aedes Aegypti

05 DE ABRIL DE 2017
A preocupação com a saúde da população cedrense vem motivando novas ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Representantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Prefeitura de Cedro estiveram reunidos no Gabinete da Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira, (03/04), para discutir ações no município.

O encontro contou com a presença do Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz; Vice-prefeito, Joãozinho de Titico; Secretária de Saúde, Sayonara Moura; Secretária adjunta da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Elyny Clementino; equipes de Agentes Comunitários de Endemias e secretários adjuntos. O Chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão, Professor Emannuel Diego e o Coordenador do Curso Técnico de Informática, Professor Saulo Bezerra, representaram o IFCE, Campus de Cedro.

O Prefeito, Dr. Nilson Diniz, pontuou que as ideias e o apoio da população são fundamentais no combate ao mosquito da Dengue. "Estamos nesta jornada diariamente, sabemos do esforço da população em seus afazeres diários e queremos novas ações com a participação popular".

A Secretária de Saúde, Sayonara Moura, apresentou um balanço sobre as etapas já realizadas e as ações do novo planejamento, além dos índices do município. "O nosso principal objetivo é atingirmos as residências onde foram localizadas focos e este trabalho precisa da participação de todos".



Criação de aplicativo

Buscando aproximar a população, principalmente os jovens conectados diariamente na internet, foi lançada a proposta aos representantes do IFCE, Campus de Cedro, para o desenvolvimento de um aplicativo que pode se tornar aliado no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A iniciativa conta com apoio dos professores e estudantes, explica o Professor Saulo Bezerra. "A ideia da criação do aplicativo é que possamos levar a população a participar no combate ao mosquito unindo aqueles que estão conectados diariamente".

Já existe um aplicativo semelhante o "Foca Dengue". Apresentado durante a VII Movimento Científico Norte e Nordeste (MOCINN) em Agosto de 2016 em Juazeiro do Norte, recebeu credencial para participar de um evento internacional que acontecerá no Paraguai.

O Chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão, Professor Emannuel Diego, enaltece a visão do Prefeito na busca de parcerias para o combate à Dengue. "É uma grande missão sugerida pelo Prefeito, criar um aplicativo dentro da realidade de nossa cidade para a denúncias de focos, agilizando a chegada da informação na Secretaria de Saúde".

O aplicativo estará disponível para download ainda neste semestre, assim que estiver concluído e pronto para o uso haverá uma apresentação à comunidade. O nome ainda será debatido nas próximas reuniões.



Criação de brigadas

Durante a reunião, foi formalizado o compromisso de formação de brigadas com os participantes. De acordo como prefeito, Dr. Nilson, o objetivo é intensificar os trabalhos de prevenção, em parceria com os moradores dos bairros da cidade. "Nossos agentes comunitários de Saúde realizarão treinamento teórico e prático, bem como a formação da brigada de combate à dengue".

A brigada contra a dengue será formado por um grupo organizado de pessoas, capacitadas para atuar em áreas previamente identificadas onde existam focos do Aedes, realizando o bloqueio, diminuindo os riscos de transmissão de dengue, eliminando recipientes ou locais que, potencialmente, possam favorecer a proliferação do mosquito.



Melhorias

Entre as ações desenvolvidas no município de Cedro, profissionais que estão diariamente com a população receberam melhorias: Aquisição de fardamentos; Equipamentos de Proteção Individual para o trabalho de controle das doenças de Chagas, Leishmaniose e Dengue; pulverizadores (04 costas e 02 motorizadas) e veículo. Além da ampliação para atendimento a população aos sábados, telamentos de caixas d’águas e peixamento de tanques e cacimbas, também foram executadas ações educativas e diversas visitas domiciliares e gincanas "Cedro sem Dengue" com apoio das Secretarias Municipais.


Cedro com baixa infestação
Dentre os municípios pertencentes à 17ª Coordenadoria Regional, com sede em Icó, Cedro é o que apresenta um dos menores índices de infestação predial (1,23%), com índice de incidência da arboviroses de (2,33), tornando menor percentual na região da 17ª CRES. De acordo com Secretária de Saúde, Sayonara Moura, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) está sendo concluído. "Já estamos com 70% do LIRAa e vamos ficar com índice abaixo de 1, como preconiza o Ministério de Saúde, isso demonstra que Cedro continua avançando no combate."

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 1 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 1 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 6 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito