NOTÍCIAS

27-MAR-2017

Nilson Diniz apresenta experiências de combate ao Aedes Aegypti em Seminário Estadual

27 DE MARÇO DE 2017
O Prefeito de Cedro e Vice-presidente da Aprece, Dr. Nilson Diniz, participou nesta segunda-feira (27/3), na Assembleia Legislativa do Ceará, do Seminário: "Chikungunya - Conhecer para prevenir e combater: Experiências e atitudes no enfrentamento ao Aedes aegypti". O gestor municipal esteve acompanhado da Secretária de Saúde, Sayonara Moura e da Vereadora Ana Nilma. Palestras e debates acerca de ações e experiências no enfrentamento ao Aedes em diversos municípios do Estado do Ceará foram tônica do encontro.

O evento ocorreu no auditório João Frederico Ferreira Gomes, localizado no Edifício José Euclides Ferreira Gomes (anexo II) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Idealizado pela Frente Parlamentar de Combate ao Aedes, liderada pelo Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Carlos Matos (PSDB), em parceria com diversas instituições e sociedade civil.

Também participaram do evento diversos especialistas dos Estados de Goiás, Bahia e Rio de Janeiro, além do Deputado Federal, Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE); o coordenador geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti, Divino Martins; a secretária adjunta da Saúde de Fortaleza, Itamacia Araújo. Também estiveram presentes o gerente da Célula de Vigilância Ambiental em Riscos Biológicos de Fortaleza, Nélio Moraes; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Josete Tavares; e a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado

O Prefeito de Cedro e Vice-presidente da Aprece, Dr. Nilson Diniz, apresentou aos convidados as experiências exitosas no município e detalhou a participação da população. "É com este pensamento que mostramos que estamos sendo exemplo no combate à Dengue e vamos continuar todos os dias nesta luta para alcançarmos mais resultados ao lado da população que tem feito dever de casa".

O presidente da Frente Parlamentar, Deputado Carlos Matos (PSDB), apontou, como solução para o combate ao mosquito a articulação dos municípios e o total comprometimento da população. "Controlar o mosquito não é suficiente. Temos que sufocá-lo. E, para isso, precisamos nos unir e tomar como exemplo experiências exitosas de alguns municípios e estados".



Ações realizadas

Entre as ações desenvolvidas no município de Cedro, profissionais que estão diariamente com a população receberam melhorias: Aquisição de fardamentos; Equipamentos de Proteção Individual para o trabalho de controle das doenças de Chagas, Leishmaniose e Dengue; pulverizadores (04 costas e 02 motorizadas) e veículo. Além da ampliação para atendimento a população aos sábados, telamentos de caixas d’águas e peixamento de tanques e cacimbas, também foram executadas ações educativas e diversas visitas domiciliares e gincanas "Cedro sem Dengue" com apoio das Secretarias Municipais.

Dr. Nilson Diniz, reforçou que foram realizados investimentos no pagamento de horas extras para os Agentes de Endemias visitarem casas fechadas e eliminarem criadores com o pagamento de produtividades para 15 Agentes de Endemias. "Neste momento estamos dialogando com agentes de endemias para que possamos ampliar e colocar nossas metas em ação".

A Secretária de Saúde do município, Sayonara Moura, reforça que a gestão municipal tem recebido reforço no combate ao mosquito vindo das demais Secretarias Municipais por meio de ações. "Temos apoiado projetos de escolas públicas municipais na realização de ações como palestras educacionais".



Cedro com baixa infestação

Dentre os municípios pertencentes à 17ª Coordenadoria Regional, com sede em Icó, Cedro é o que apresenta um dos menores índices de infestação predial (1,23%), com índice de incidência da arboviroses de (2,33), tornando menor percentual na região da 17ª CRES. De acordo com Secretária de Saúde, Sayonara Moura, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) está sendo concluído. "Já estamos com 70% do LIRAa e vamos ficar com índice abaixo de 1, como preconiza o Ministério de Saúde, isso demonstra que Cedro continua avançando no combate."

?

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 6 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 6 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 7 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 7 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 7 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 8 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito