NOTÍCIAS

24-MAR-2017

Prefeitura discute elaboração de livros sobre a Geografia e História do município de Cedro

24 DE MARÇO DE 2017
Valorizar a nossa terra e a nossa história. Com este ideal, a prefeitura de Cedro promoveu encontro, nesta quarta-feira (21/3), na Escola Municipal Gabriel Diniz, para tratar da elaboração de materiais didáticos originais e específicos sobre a história e a geografia de Cedro. O conteúdo deve ser publicado como parte da celebração do centenário da cidade.

Participaram do encontro a Secretária Municipal de Educação, Esmeraldina Bezerra, professores da rede municipal, nas áreas de Geografia e História, técnicos da Secretaria e o Geólogo Jaime Colares, que atua no Centro de Pesquisas de Recursos Minerais do Ministério das Minas e Energia.

De acordo com o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a ideia é importante para que os estudantes possam conhecer a realidade local através de um livro que também será utilizado em sala de aula. "É uma amostra da importância da participação de professores, munícipes e parceiros no processo de ensino aprendizagem dos nossos estudantes. A nossa ideia é que todos conheçam mais sobre nossa geografia e história".

O Geólogo Jaime Colares explicou um pouco mais sobre essa proposta da prefeitura. "Essa é uma proposta inovadora, não temos igual ou semelhante no Brasil. Este conteúdo trará benefícios para os estudantes, consolidando todo o conhecimento teórico e prático que eles irão absorver".

A ideia
Contar um pouco mais sobre a história de Cedro e conhecer sua geografia foi uma ideia que surgiu por meio de publicação nas redes sociais. O pensamento foi acatado imediatamente por diversos Cedrenses espalhados pelo Brasil. A Secretária Municipal de Educação, Esmeraldina Bezerra, enfatiza a importância do conteúdo. "Esta é uma ideia que trará para as futuras gerações um rico acervo sobre a geografia e a origem do nosso município".

Próximas etapas
Após a conclusão dos livros os estudantes poderão realizar visitas de campo, amostras em laboratórios. Um grupo de estudo abordará diversos temas, o primeiro será sobre as rochas existentes no município, também será elaborado um mapa de relevo que permitirá analisar todas as informações sobre o meio físico do município de Cedro.

A geografia cedrense
Com riqueza de informações, o Geólogo Jaime Colares apresentou a geografia física do município: fatores pluviométricos, relevo, cartografia completa, a presença dos sítios, açudes, relevo, hidrografia, clima, localização de rochas ígneas e metamórficas. Além de explicar a importância de levar aos estudantes um livro rico em conhecimento e o foco sobre a questão mineral.

Ele também explicou sobre o contato com a prefeitura de Cedro, por meio do prefeito, Dr. Nilson. "Ele buscou nossa colaboração para este livro, trazendo também conteúdos ligados ao conhecimento de minerais, não é a proposta principal, mas será um conteúdo especifico que se conecta com as obras e funcionamento da Transnordestina. Esse novo modelo possibilitará ampliar a qualidade de ensino e expandir a ideia para outros municípios do Estado do Ceará".

O Professor de Geografia, Clésio Souza, que leciona a disciplina nas Escolas Pedro Moreira do Carmo e Escola Antônio Pinheiro Torres, parabenizou a ideia da construção do livro. "Este primeiro contato foi muito importante, nossos alunos necessitam deste livro sobre a geografia local e já temos um grande acervo. Será um grande desafio, abraçado por toda a equipe, mas ao conclui-lo, nossos estudantes poderão compreender melhor o espaço geográfico, aliando teoria e prática".

Livro de História do município
Durante este primeiro semestre de 2017 serão realizadas diversas reuniões com o Professor e Escritor Cândido Bezerra da Costa Neto (BC Neto), os encontros contarão com a participação de equipes da Secretaria de Educação, professores e colaboradores, o objetivo é iniciar estudos sobre a confecção do livro sobre a história do município de Cedro.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

#Agenda Há 4 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito