NOTÍCIAS

01-MAR-2017

Alegria, alegria! Nível do açude Ubaldinho sobe 25,11%!

01 DE MARÇO DE 2017
O mês de Março celebra, no dia 19, o padroeiro do Ceará - São José. As esperanças do sertanejo se se renovam o bom ânimo toma conta de todos com a chegada das chuvas. Águas descendo e os níveis dos açudes subindo, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), responsável por monitorar os reservatórios, que têm recebido bons volumes de água. Inclusive aqui no Cedro.

Localizado na bacia do Salgado, o açude Ubaldinho aumentou sua capacidade de armazenamento em 25,11%, de acordo com informações da COGERH divulgadas neste dia 1º de março. Com uma capacidade total de 31,80 hm³ de água, o grande açude de Cedro contava com 22,65% de seu volume em dezembro passado. As precipitações de 2017 são as responsáveis pelo incremento 2,46 pontos percentuais.

"Muito feliz" com a presente quadra chuvosa, o prefeito Dr. Nilson Diniz comemora a chegada primeiras chuvas, compartilhando a alegria dos agricultores que residem nas comunidades rurais. "É com imensa satisfação que estamos verificando os açudes de menor porte recebendo água, e as cisternas cumprindo o papel de bem armazenar a água tão valiosa".

Adutora de Cedro - uma rea
lidade
Em abril do ano passado, o governador Camilo Santana e o prefeito Dr. Nilson Diniz inauguraram a Adutora de Engate Rápido de Cedro, conquista histórica da população. Os esforços continuaram, pela perseverança de levar água de qualidade aos distritos do município, e hoje diversas comunidades estão recebendo o precioso líquido que escorrem pela adutora, garantindo melhoria na qualidade de vida das famílias da zona rural.

Chuvas
no Estado
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme), ao amanhecer do 1º de março, foram registradas chuvas em 62 municípios. As maiores precipitações aconteceram em Granja (91.0 mm), Meruoca (59.0 mm), Viçosa Do Ceará (52.0 mm), Alto Santo (48.0 mm), Pentecoste (46.0 mm), Pires Ferreira (42.0 mm), Ubajara (38.0 mm), Maranguape (36.0 mm) e São Gonçalo Do Amarante (33.0 mm). Ainda segundo a Funceme, comente o distrito de Várzea da Conceição, em Cedro, registrou 7.0mm.

Previ
são do tempo
Para esta quarta-feira, 1º de março, nebulosidade variável ao longo do dia com possibilidade de chuvas em todo o estado do Ceará. Para amanhã (2 de março), em todas as regiões, nebulosidade variável com chuvas no decorrer do dia.

Atenção redobrada: economizar
água é preciso!
Algumas medidas extremamente eficazes podem ser realizadas para economizar água, mesmo neste período de chuvas no Estado. Os cearenses, a exemplo dos cedrenses, precisam estar cientes dessa realidade. Atentem para estas dicas.
ü Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples pode gastar cerca de 50 litros de água por dia.
ü Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe-as de manhã cedo ou no fim do dia.
ü Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
ü Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
ü Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
ü Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.
ü Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
ü Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Hoje

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito